FATO OU CAÔ

SOBRE

Você saberia distinguir uma informação verdadeira de uma fake news? Essa pergunta simples, mas crucial, deu origem ao projeto interativo Fato ou Caô, uma experiência audiovisual provocativa e participativa que convida o público a refletir sobre o consumo de informação na era da desinformação.

Desenvolvido no auge da pandemia de 2020 e lançado em 2021, o projeto nasceu do desejo de tornar visível aquilo que muitas vezes passa despercebido: o modo como acreditamos, compartilhamos e damos credibilidade ao que vemos e ouvimos diariamente.

Com quatro narrativas que exploram os temas mais sensíveis daquele ano — meio ambiente, saúde, política e violência —, o vídeo coloca o espectador no centro da experiência. Cada história é contada por personagens distintos e construída em colagens de videoarte, simulando os formatos mais recorrentes da disseminação de fake news: vídeos de WhatsApp, áudios alarmistas, prints de manchetes duvidosas e relatos com forte carga emocional. Tudo foi fundamentado em uma extensa pesquisa de notícias amplamente compartilhadas, justamente para tocar o público com o que ele já viu, ouviu ou compartilhou.

Ao final de cada narrativa, surge a pergunta provocativa: “Fato ou Caô?”. Mas a proposta vai além de um jogo binário. Independentemente da escolha, o espectador é convidado a checar fontes reais, acessando os links e materiais utilizados na construção das histórias. Essa virada narrativa transforma a experiência em uma ferramenta de educação crítica, estimulando a postura ativa diante da desinformação.

Minha atuação percorreu todas as etapas do projeto: desde a pesquisa de conteúdo e roteirização das histórias, até a gravação da introdução do vídeo, montagem na plataforma Eko Studio e apresentação do projeto no congresso internacional ARTECH 2021, em Portugal. Além disso, fui coautora do artigo acadêmico publicado na ACM Digital Library, intitulado “The consumption and dissemination of information: media narrative languages and reflections on fake news in ‘Fato ou Caô’”.

Fato ou Caô é resultado de um trabalho coletivo que alia linguagem transmídia, interatividade e gamificação com o compromisso ético da educação midiática. Utilizar os próprios códigos da desinformação para desarmá-la, provocando reflexão e criticidade, foi a grande aposta e também o grande diferencial do projeto.

POR TRÁS DAS CÂMERAS

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O projeto Fato ou Caô, que explora o consumo e a disseminação de informações nas mídias digitais, também alcançou reconhecimento internacional. A pesquisa foi apresentada na conferência ARTECH 2021, um dos eventos mais relevantes sobre arte digital e tecnologia.

O artigo discute as linguagens narrativas utilizadas na mídia e os impactos da desinformação na sociedade, oferecendo uma reflexão crítica sobre como o conteúdo é produzido, compartilhado e percebido no ambiente digital.

A publicação completa está disponível na biblioteca digital da ACM (Association for Computing Machinery) e pode ser acessada pelo link: The consumption and dissemination of information: media narrative languages and reflections on fake .